A HISTÓRIA

 

No ano de 2007 Luís Carlos Sanches, Charles dos Passos e Luís Bertazzoni reativam o Grupo Fênix de Teatro, criando sua mantenedora, a organização civil, sem fins lucrativos com personalidade jurídica, denominada Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura.

Foi assim que o Grupo renasceu das cinzas para fortalecer a arte em nossa cidade e região.

Os trabalhos foram iniciados com a contratação do ator e diretor da cidade de Americana, João Bonatte que ministrou uma oficina de teatro, culminando com o espetáculo “Longa Jornada Corpo a Dentro”, apresentado na Ong ArteVidas em janeiro 2008, marcando, assim, o início dessa nova fase do Grupo Fênix de Teatro.

Desde sua fundação, o Grupo Fênix de Teatro realizou a montagem de 22 espetáculos teatrais, realizando 233 apresentações, participando de 22 Festivais e Mostras por todo o país, conquistando para sua galeria 20 troféus, recendo, ainda outras 30 indicações a prêmios.

Em 16 de julho de 2013 o Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura é Declarado de Utilidade Pública Municipal, por meio da Lei nº 4.660.

Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sua faze final, o projeto de lei que declara o Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, de Utilidade Pública Estadual.

 

 

DA PERDA IRREPARÁVEL

Em outubro de 2010 o grupo perdeu seu amigo, fundador e ex-presidente, o ator e diretor Luiz Bertazzoni.

Deixando saudades, mas seus ensinamentos deixaram a base necessária para que o grupo continuasse sua evolução artística.

“Luiz Bertazzoni é, uma obra de arte em si mesmo”. Como o define Luís Carlos Sanches.  E é inspirado nesta obra de arte que os atores do Grupo Fênix renascem nos palcos a cada espetáculo.

 

 

DAS PARCERIAS

Durante toda existência o Grupo Fênix firmou e agora o Instituto continua firmando importantes parcerias com o objetivo de buscar conhecimentos e aprimorar ainda mais a qualidade de seus espetáculos. Para tanto, já firmaram parcerias, com a Prefeitura Municipal de Tupã e Secretaria Municipal de Cultura para apresentação de espetáculos nos projetos Teatro Itinerante de Férias, Tupã Junina, Recreança na Praça e Natal de Luz, além do convite para ministrar oficina no projeto Férias na Biblioteca, e também com as prefeituras de Quatá, Herculândia, Piacatu, Bastos, Arco-Íris e Oscar Bressane

Também firmaram parcerias com a Ong ArteVidas, assim como também, com as academias Maria Cristina Sismeiro Dias, Escola de Dança Fabiane Ortega, Spartacus Academia de Iacri, Clube de Astronomia de Tupã, Faculdades ESEFAP, FACAAT, Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, COORETUP (Cooperativa dos Recicladores de Tupã), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Projeto Ademar Guerra, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, CONDECA (Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado), ACLAT – (Academia de Ciências, Letras e Artes de Tupã), AELAT – (Academia Estudantil de Letras e Artes de Tupã), CIM – (Centro de Integração do Menor), Casa do Garoto de Tupã, GAV – (Grupo de Amigos Voluntários), TV Universitária, Câmara Municipal de Tupã – TV Câmara e Ministério da Cultura.

 

 

MOSTRA FÊNIX DE LINGUAGENS CÊNICAS

Com caráter competitivo, isento de taxa ou qualquer outra forma de pagamento de inscrição, foi criada para ser realizada uma vez por ano  a MOSTRA “FÊNIX” DE LINGUAGENS CÊNICAS, com o objetivo de popularizar o teatro, o circo no município de Tupã e região; Fomentar o intercâmbio teatral e circense, com outras cidades brasileiras; Promover a arte e a cultura teatral e circense;  Fomentar o turismo-cultural local, com o aumento de geração de renda para o comércio local; e a formação de plateia.

Sendo realizada sempre na semana de aniversário da cidade de Tupã (12 de outubro), fazendo parte do calendário de eventos e comemorações do aniversário da cidade.

 

Contato

Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura

Tupã / São Paulo

 

contato@institutoluizbertazzoni.com.br

14 99737 4130 / 14 99746 2229