O Projeto Adolescente Consciente, administrado pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e Grupo Fênix de Teatro recebe o repasse da segunda parcela para dar continuidade ao projeto que leva arte e cultura, para crianças e adolescentes de 01 a 17 anos, esse repasse veio no valor de R$ 216.980,00, creditado na conta do Instituto no Banco do Brasil em 22 de fevereiro de 2018. A primeira parcela, foi prestado contas, e esta foi aprovada pelo Condeca e Secretaria de Desenvolvimento Social. Os valores das duas parcelas somam R$ 433.960,00. Esta verba veio por meio  do Edital  de chamamento público da lei 13019/14 Biênio 2015/16 do CONDECA- Conselho da Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Em novembro de 2017 o Instituto Liz Bertazzoni passou a ser administrado pelo Presidente Luís Carlos Sanches, que devido as excelentes relações, fez pessoalmente o contato com o Condeca- Conselho da Criança e Adolescente,  para ampliação da atuação do Projeto. Foi previsto atendimento nos doze meses do projeto 2.100 crianças e adolescentes, mas em seis meses da primeira fase atendemos 3900 crianças e adolescentes. As crianças atendidas apresentaram para os pais, professores e comunidade, os resultados de seus aprendizados e ainda receberam a certificação de cada modalidade.

Este projeto é desenvolvido com as entidades de Tupã e mais seis municípios, Bastos, Arco-Íris, Oscar Bressane, Quatá, Piacatu e Herculândia. Por meio de um estudo das demandas e públicos feito junto as Assistentes sociais, pedagogas, psicólogas, presidentes das entidades e prefeituras, identificamos quais são as ações, cursos e palestras para cada entidade. O projeto prevê aulas de música, dança, teatro, artes, áudio visual, capoeira e dezenho. Nesta segunda fase serão incorporadas as aulas de street dance e suas vertentes,  Grafite e uma biblioteca movél com os mais variados temas literários, além de  uma  gibiteca.

Com a ampliação dos cursos, se fez necessário a contratação de novos profissionais oficineiros, que através de currículos apresentados ao Instituto são capacitados dentro de suas de atuação, para atender as entidades e prefeituras nas diversas ações.

A segunda fase do projeto tem início nesta segunda feira dia 26 de fevereiro, nas entidades ONG ARTE VIDAS, CASA DO GAROTO, LAR SANTO ANTONIO, CIM, nos distritos de UNIVERSO E VARPA, no Projeto ESCOLA DA FAMILIA, e aínda nos municípios de  Bastos, Arco-Íris, Oscar Bressane, Quatá, Piacatu e Herculândia. E aproveitando este momento gostaríamos de informar que estamos abrindo novas frentes de trabalho em Associações de Bairros, e Projetos com cunho social para crianças e adolescentes. O objetivo maior e levar a arte   aonde se fizer necessário, uma criança ou adolescente em contato com as artes se tornará uma pessoa ainda melhor no dia de amanhã.

O Projeto também prevê palestras sócio educativas com os mais variados temas.  A temática de combate as drogas e vícios são as mais solicitadas, mas ainda temos temas atuais como redes sociais e internet além do resgate familiar, muito importante no fortalecimento dos laços de família. O Instituto Luiz Bertazzoni, agradece aos apoiadores do Projeto como o Deputado Fernando Cury, que desde do início, esteve diuturnamente nos auxiliando com a equipe técnica para esclarecimentos. Outro importante apoio vem da atuação do vereador Charles dos Passo que com seu vasto conhecimento em artes e cultura foi muito importante para que o Projeto tivesse grande sucesso, a toda a diretoria do Instituto, aos oficineiros, as entidades e prefeituras, é a união fazendo a força para um bem maior.